2 em cada 5 trabalhadores sofrem de problemas de saúde mental
A Ordem dos Psicólogos Portugueses afirma que em 2022 os problemas de saúde mental, custaram às empresas portuguesas 5,3 mil milhões de Euros, devido à perda de produtividade e absentismo. Estes valores sublinham a importância de olhar para a saúde mental de forma proativa nas empresas.
Ao contrário, dos problemas de saúde física, os problemas de saúde mental muitas vezes não se manifestam com sintomas visíveis. Pelo que se tornam mais difíceis de identificar e consequentemente tratar. Aliás, muitas as pessoas que sofrem de problemas de saúde mental, não reconhecem os seus sintomas como problemas de saúde mental. O que os leva adiar a procurar de tratamento. Muitas vezes só procuram algum tipo de tratamento quando os sintomas já são tão graves que comprometem a sua funcionalidade no dia-a-dia.
Inevitavelmente, a saúde mental tem ganho cada vez mais importância para as empresas, com especial foco na prevenção e intervenção atempada. Uma vez que melhorar o acesso dos colaboradores aos cuidados de saúde mental, traz não só benefícios clínicos, como também resultados positivos para os locais de trabalho. Para as empresas, identificar e encaminhar os colaborardes com questões de saúde mental para os cuidados adequados pode melhorar a performance do colaborador, a sua produtividade, a retenção e ainda a redução dos tempos de baixas.
Uma forma proativa de cuidar da saúde mental são os rastreios de saúde mental. Os rastreios de saúde mental ajudam a identificar possíveis problemas antes de se tornarem graves. Permitem também uma intervenção atempada, diminuindo a possibilidade de consequências mais graves.
O rastreio de saúde mental envolve uma avaliação rápida, que permite identificar quem se encontra em risco de desenvolver problemas de saúde mental. A identificação de sintomas em fase inicial possibilita uma recuperação mais rápida com intervenções menos intensivas.
Assim, ao disponibilizarem rastreios de saúde mental aos colaboradores as empresas estão a prevenir que a saúde mental destes se deteriore.
3 Benefícios dos rastreios de saúde mental:
1. Identificação atempada e intervenção
Os rastreios de saúde mental ajudam a identificar problemas de saúde mental mesmo quando os sintomas ainda não são severos, permitindo por isso, resultados mais eficazes.
2. Promover uma cultura organizacional saudável.
Os rastreios de saúde mental passam uma forte mensagem de que a organização está empenhada em cuidar da saúde mental e bem-estar dos seus colaboradores. Este tipo de iniciativa incentiva a uma cultura de abertura, permite a redução do estigma associado à saúde mental. Possibilitando ainda que o colaborador aborde questões relacionadas com a sua saúde mental sem medos.
3. Aumenta a produtividade
Uma identificação atempada e consequentemente tratamento dos problemas de saúde mental pode ajudar os colaboradores a gerir os seus sintomas de forma eficaz. O que por sua vez leva a uma redução do absenteísmo e aumento da produtividade.
Quer saber como disponibilizar rastreios de saúde mental gratuitos aos seus colaboradores? Fale connosco e comece a cuidar da saúde mental dos seus colaboradores.