A gestão de tempo descreve a maneira como você organiza ou estrutura o seu dia-a-dia ao longo do tempo. Uma gestão de tempo ineficaz pode levar a stress, ansiedade, burnout e até a doenças físicas. Por outro lado, uma gestão eficaz do tempo permite-lhe ter mais tempo para descansar, para dedicar as suas pessoas e para lazer.
3 estratégias para uma gestão de tempo mais eficaz
- Definir prioridades
Saber definir prioridades implica aprender a fazer a distinção entre tarefas ou atividade que sejam mais importantes ou urgentes, das menos importantes ou menos urgentes. Dê prioridade ao mais urgente ou mais importante.
Pode ser útil dividir as tarefas ou atividades do dia em 3 grupos: Essenciais, importantes e menos importantes ou triviais.
Tarefas essenciais incluem as tarefas que requerem atenção imediata. São indispensáveis, tarefas como levar os miúdos à escola. Ou tarefas/atividades que são muito importantes para si, como por exemplo fazer exercício físico.
Tarefas importantes são as tarefas significativas, mas que podem ser adiadas durante algum tempo, embora não muito tempo.
Tarefas menos importante ou triviais são tarefas que podem ser adiadas durante bastante tempo sem consequências ou que podem ser delegadas.
- Delegar
Para delegar implica estar disposto a deixar que outros realizem as tarefas ou atividades que são menos importantes ou que não têm que ser obrigatoriamente feitas por si. Para conseguir delegar é indispensável confiar nas capacidades dos outros, e desistir da ideia de “só fica bem feito se for eu a fazer”.
- Permitir tempo extra
Um dos problemas mais comuns na gestão de tempo é sobrestimar o tempo necessário para realizar uma tarefa ou atividade. O que o leva apressar as tarefas, ou a consumir tempo que seria necessário para a tarefa seguinte. Uma dica útil, é definir ligeiramente mais tempo para a tarefa, do que imaginou que seria necessário inicialmente. É preferível sobrestimar o tempo, caso lhe sobre tempo, pode passar com tranquilidade para a tarefa seguinte, em vez de andar a correr sobre stress.