A dura realidade é que muitas vezes são tomadas decisões nos processos de recrutamento com base na intuição. Em consequência muitas vezes acabamos a recrutar a pessoa errada, ou a desconsiderar as pessoas ideais.
Os testes de recrutamento e seleção, são testes de avaliação psicológica, desenvolvidos e validados com base em métodos científicos, que permitem medir as competências comportamentais e profissionais dos candidatos.
A popularidade deste tipo de testes tem vindo a aumentar nos processos de recrutamento e seleção, com o intuito de avaliar a adequação dos candidatos a funções especificas. Este aumento de interesse surge, porque o ser humano tem dificuldade em avaliar-se a si próprio e aos outros adequadamente, algo que está cientificamente comprovado. Os testes para recrutamento, permitem colmatar estar lacuna, disponibilizando informações que facilitam a avaliação dos candidatos com base em factos científicos e não com base em intuição ou viés cognitivos.
3 formas de melhorar o recrutamento com avaliação psicológica
Os testes para seleção e recrutamento revelam de forma objetiva informações sobre as pessoas, que não são possíveis de perceber pela análise do currículo, mas que têm muito impacto no sucesso do recrutamento e integração do futuro colaborador.
Podemos destacar três principais benefícios neste tipo de avaliação.
- Eliminar o viés cognitivo
O viés cognitivo é um erro sistemático de pensamento, inconsciente, que ocorre quando a pessoas está a processar e interpretar informação, o que acaba por condicionar as suas decisões e julgamentos.
A primeira impressão que formamos de um candidato é altamente influenciada, de forma inconscientes, por viés cognitivos. A utilização de testes de avaliação psicológica adaptados ao recrutamento e seleção, permite diminuir os viés cognitivos, ao fornecer informação, validada cientificamente, de forma clara e objetiva.
Em simultâneo ainda, aumenta a equidade entre candidatos, uma vez todos respondem exatamente às mesmas questões e instruções, permitindo ao recrutador conhecer o candidato além do curriculum vitae, de forma objetiva.
- Aumentar o sucesso dos processos de recrutamento
Os testes de avaliação psicológica de candidatos focam-se nas características de personalidade e comportamentais, indispensáveis ao sucesso do candidato na função que irá desempenhar. Permitindo assim selecionar a pessoas com as competências mais adequadas para a função em causa e que melhor se integrará na equipa. Garantido por exemplo, que um candidato recrutado para funções de liderança, apresenta efetivamente boas competências de liderança.
- Aumento da eficiência dos processos de recrutamento
O recrutador obtém um relatório já com a interpretação dos resultados para cada candidato, num formato padronizado, que permite a comparação entre candidatos de forma clara e objetiva, poupando assim tempo na análise e interpretação das informações.